Questões de Concursos Públicos
Flashcards Revise Me - Direito Processual Civil
Amostra de Flashcards
Estude com alguns dos 1020 flashcards disponíveis.
O que é o Ministério Público (MP) e qual é sua função principal?
O Ministério Público (MP) é uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127 da CF).
O que diz o Art. 176 do CPC sobre a atuação do Ministério Público?
O Art. 176 do CPC afirma que "O Ministério Público atuará na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses e direitos sociais e individuais indisponíveis."
O Ministério Público faz parte do Poder Executivo, Poder Judiciário ou Poder Legislativo?
Falso. O Ministério Público não faz parte de nenhum dos poderes constituídos, sendo uma instituição autônoma, essencial à função jurisdicional.
O que é a "tutela coletiva" no contexto do Ministério Público?
A tutela coletiva é uma função do Ministério Público que envolve a promoção de inquéritos civis e a propositura de ações civis públicas para proteger direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos com repercussão social.
O Ministério Público não pode promover a ação penal pública. (Verdadeiro ou Falso?)
Falso. O Ministério Público promove, privativamente, a ação penal pública, podendo ser incondicionada ou condicionada.
O que determina o Art. 129 da CF sobre as funções do Ministério Público?
O Art. 129 da CF estabelece que são funções institucionais do Ministério Público promover o inquérito civil e a ação civil pública, zelar pelo respeito aos direitos assegurados na Constituição e promover a ação penal pública.
Em qual condição o MP atua como custus legis?
O MP atua como custus legis quando é intimado para intervir como fiscal da ordem jurídica, atuando em processos que envolvem interesse público ou social, interesse de incapaz, ou litígios coletivos pela posse de terra.
O que é o princípio da indivisibilidade no Ministério Público?
O princípio da indivisibilidade significa que os membros do MP não estão vinculados a qualquer processo específico em que atuam, podendo ser substituídos sem prejuízo para a atuação do órgão.
O MP possui autonomia funcional, administrativa e financeira? (Sim ou Não?)
Sim. O Ministério Público possui autonomia funcional, administrativa e financeira, conforme previsto no art. 127 da CF/1988.
O que o Art. 181 do CPC estabelece sobre a responsabilidade dos membros do Ministério Público?
O Art. 181 do CPC estabelece que o membro do Ministério Público será civil e regressivamente responsável quando agir com dolo ou fraude no exercício de suas funções.